Moda vai, moda vem: Roma Antiga!

18 out

Olá amigas!

O post de hoje está recheado de histórias sobre a moda na época da Roma Antiga, lá em meados do século I a.C. Vamos falar principalmente das magníficas jóias que adornavam as mulheres mais ricas da sociedade daquele tempo e, até os dias de hoje, são consideradas acessórios atuais. Estas jóias atemporais atravessaram séculos e hoje passam por releituras nas mãos de diversos designers de jóias e ourives, chegando ao consumidor contemporâneo.

A joalheria romana não era muito elaborada no começo, mas já encantava pelos detalhes e combinações de cores. Não bastava usar jóias no pescoço, no braço, mãos ou cabelo. Os romanos tinha necessidade de cravá-las no corpo, surgindo a ideia de furar as orelhas para colocar brincos.

Pra exemplificar, pegamos algumas imagens de um ótimo livro sobre essa grande civilização: A Roma Antiga,  de Anna Maria Liberati e Fabio Bourbon

Fig.1 Camafeus e brincos romanos em ouro (Fonte: Grandes civilizações do passado: Roma Antiga)

Fig.2 Anel e brincos romanos em ouro (Fonte: Grandes civilizações do passado: Roma Antiga)

Fig.3 Colar e gargantilha de ouro e esmeralda (Fonte: Grandes civilizações do passado: Roma Antiga)

Fig.4 Bracelete, anel e bula de ouro (Fonte: Grandes civilizações do passado: Roma Antiga)

Essa última nos interessou muito, pois foi naquela época que surgiram os famosos acessórios de serpente. Nesse período, a cobra simbolizava proteção para a pessoa que usava. Mesmo quando o uso das pedras preciosas havia chegado ao auge, as peças eram feitas em ouro puro e, do formato do animal, saíam diversos tipos de jóias.

Inspirado nessas imagens e na onda de acessórios animal que invadiu as prateleiras das lojas, fizemos um apanhado das nossas bijous mais lindas com formato de cobra:

Anéis a partir de R$19,90

Bracelete serpente: R$24,90

Concluímos com isso tudo que é incrível ver como a moda parece não ter mais criações e sim recriações(ou releituras) de tudo o que existiu das antigas civilizações.

Beijocas!

%d blogueiros gostam disto: